segunda-feira, 6 de julho de 2009

Onomástica

in Público on-line (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1390335&idCanal=62)

Há cada vez menos Kátias Vanessas, trocadas pelos tradicionais João e Maria
05.07.2009 - 08h47 Natália Faria
A fase das Kátias Vanessas parece definitivamente enterrada. Maria foi o nome mais dado às meninas nascidas no ano passado, segundo o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). Do lado dos rapazes, João encabeça a lista dos nomes próprios mais escolhidos. Seguem-se nomes igualmente tradicionalistas como Rodrigo, Martim, Diogo, Tomás e Afonso. De volta às raparigas, a seguir ao Maria - que nos últimos anos se laicizou, deixando cair complementos como da Piedade, de Fátima ou da Luz - surgem Beatriz, Ana, Leonor, Mariana e Matilde.
Ora, isto leva a pensar que nome dar a um filho, para que não tenha todos os amigos a chamar-se da mesma forma. Talvez optar pela originalidade do meu primo - que vai ser pai de uma menina - e que lher quer chamar Jessica! Espero sinceramente que ele nos esteja a fazer isto por gozo e que a criança possa vir ao mundo com uma "graça" um pouco menos...pirosa!

1 comentário:

Juanna disse...

Ahah! Eu vi esta notícia! Ainda bem que anunciam o fim das CátiaVánessa! Queres um nome original? Um colega meu chama-se Amerali (junção de Américo, o pai, com Amélia, a mãe). E vocês? Querem um Verui ou uma Ruera? Ahaha!